Gestão por Processos
- Marizete Figueiredo
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

“Se não conhecemos nossos processos, então não podemos expressá-los em números, logo, não sabemos muito sobre eles, se não sabemos muito sobre eles, não podemos controlá-los”. (Motorola University - Modificado de Lord Kelvin, 1891)
O que é mapeamento de processos?
ISO 9000:2000 define processo como "conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)".
O mapa de processo é um diagrama visual que explica como uma atividade de trabalho é realizada e por quem será executada, seu objetivo é melhorar a eficiência, identificar gargalos ou outros problemas que geram riscos e potenciais danos nas prestações de serviços. O ato de mapear o processo ajuda a descobrir como fazer isso e esclarece as informações, apresentando-as em um formato que seja de fácil entendimento para todos.
Compreender cada série de etapas e interações que formam as operações da instituição é crucial para a eficiência e propósito da organização, e o mapeamento de processos pode levar essa eficiência à novos patamares de gestão. O mapeamento de processos oferece uma visão das etapa e decisões tomadas, bem como a relação entre cada uma delas, resumindo, é uma maneira visual para entender o trabalho desde o início, meio ao fim.
O que é Gestão por processos?
Os processos são mapeados por meio de entrevistas com os responsáveis de cada setor, que exercem as atividades sob sua responsabilidade, após o desenho de todos os fluxos, é necessário unificar o fluxo de cada departamento. Com o fluxo unificado, pode-se falar de processos porque até então, os fluxos projetados eram apenas atividades de departamentos.
O termo gerenciamento por processos, vai além de desenhar ou mapear as atividades (que são etapas iniciais importantes), abrange cada gestão e lideranças à analisar, estudar e identificar os riscos, controlar e monitorar seus resultados de desempenhos dos processos para garantir que funcionem sem problemas e possam ser melhorados, isto é, buscar oportunidades de melhoria contínua por meio de uma metodologia estruturada, otimizando tempo e recursos humanos, eliminando desperdícios e reduzindo os riscos.
Comments