Empatia no cuidado ao Paciente
- Marizete Figueiredo
- 21 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2020
Pode-se conceituar a empatia como a capacidade de entender os sentimentos de outra pessoa e torná-la evidente no seu relacionamento, a empatia no cuidado ao Paciente se reflete na atenção que o profissional de saúde tem no entendimento da realidade dele. Imaginar o que você sentiria ou pensaria se estivesse no lugar do paciente? Entender seu desconforto, a angústia, e todo seu sofrimento. Assim cria-se uma confiança entre o paciente e o profissional, fazendo com que o paciente se sinta mais confortável e que não está sozinho em sua situação.
A empatia começa quando ouvimos alguém, sem pressupor nada e com a intenção de ajudá-lo, esse esforço é feito não apenas emocionalmente, mas também semiologicamente. Porque a empatia deve ser global e é a compreensão do sofrimento psicológico, físico e social. É promover a escuta ativa, ouvindo atentamente com todo o ser: mente, corpo e espírito, incluindo o reconhecimento do conteúdo, intenções, e expressões de sentimentos, é saber ouvir, mas também saber responder e dar o feedback de forma clara permitindo a compreensão da mensagem comunicada.
Empatia na profissão em saúde significa perceber em profundidade o significado especial e único que cada paciente individual tem de sua doença, como ele a entende, sente ou até o processo de aceitação dela. É ter a capacidade de perceber os sentimentos do paciente, "colocar-se em seu lugar", para entender completamente sua posição. Deve-se obter uma percepção sensível dos sentimentos, experiências do paciente com a intenção de se conectar com seu mundo interior e facilitando a compreensão de suas crises e angústia.

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